sábado, agosto 25, 2007

A cigarra e as formigas.


Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
- Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
- Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passei o verão cantando!
- Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? – disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.

Moral: Os preguiçosos colhem o que merecem.

Um comentário:

Anônimo disse...

coitada da cigarra, essas formigas com certeza não sabem que as cigarras pertencem são insetos homópteros,da família dos cicadídeos.só quem emite os sons nessa espécie são os machos,somente eles possuem o aparelho estridulatório, situado nos lados do primeiro segmento abdominal. q "cantam" pra atrair as fêmeas e assim poderem acasalar, e assim, perpetuar a espécie e manter a homeostase no ecossistema. as fêmeas, morrem no "nascimento" dos filhotes, que caem no chão,entram na terra e ficam por baixo do solo de 4 a 17 anos. imagina só...o macho canta pela morte da fêmea, e depois de passar até 17 anos de baixo da terra, tem q sair e cantar mesmo. e outra, coitada dessa cigarra q pediu trigo para as formigas...elas nem gostam de comer isso...elas comem seiva das árvores. e olha que eu nem gosto de cigarras, tenho ódio daquelas músicas...parece o He cantando hauhauauahu tô brincando haahuah